terça-feira, junho 06, 2006

"Anjos e demónios"

Acabei hoje mesmo de ler o livro "Anjos e demónios" de Dan Brown. Já tinha lido o "Código Da Vinci", e o que me saltou logo à vista nas primeiras páginas foram as semelhanças entre os dois livros. Tanto no "Código Da Vinci" como no "Anjos e demónios" a história começa com um "facto", no "Código" a existência do Priorado do Sião, no "Anjos" a existência da anti-matéria; começam ambos com um assassinio, tendo a vitima marcas simbológicas, embora no "Código" as marcas sejam feitas pela própria vitima e no "Anjos" é o assassino que a faz; em ambas as histórias fala-se de sociedades secretas e em ambas a Igreja tem um grande papel; a acção central de ambas acontece no espaço de 1 dia e têm a mesma personagem principal: Robert Langdon.
Fiquei então com a sensação que o autor criou o mesmo modelo de história para ambos os livros. Viu que pegou.. Enfim, resta-me ler a "Fortaleza digital" para ver se as minhas suspeitas se confirmam. Apesar de tudo são bons livros e recomendo a sua leitura.

2 comentários:

Ana disse...

Eu ainda não li nenhum deles, mas uma certeza eu tenho, o Código deve o seu sucesso a uma forte campanha de marketing que soube tocar num ponto muito polémico (anteção, não estou a dizer que o livro não tem qualidade), quando ao segundo, o "Anjos", ficou à quem do sucesso contudo beneficiou ainda da campanha do anterior!

TomSawyer disse...

tambem ainda nao li nenhum...mas normalmente e sempre assim pega-se nas bases de um sucesso e imita-se...isto no campo dos escritores mediocres suponho...acho que os grandes escritores nao precisam de usar estas estrategias...