segunda-feira, dezembro 04, 2006

Vergonhoso e revoltante

Em Portugal, a McDonald's serve hambúrgueres com mais 20 a 30% de gordura e mais 30% do sal do que em outros países. Os cereais Weetos têm quase o dobro de sal dos vendidos na Bélgica. O Kinder Bueno espanhol tem menos 60% de açúcar. Quer isto dizer que "o mercado português vende produtos menos saudáveis", conclui um estudo comparativo realizado em Espanha, Bélgica, Itália e Portugal, publicado na Teste Saúde.
As associações de consumidores dos quatro países compararam 92 produtos de marcas comuns: cereais de pequeno-almoço, iogurtes, gelados, chocolates, aperitivos à base de batata, pratos preparados e menus da cadeia McDonald's. Além do peso, analisaram a composição nutricional, nomeadamente a quantidade de gorduras, de açúcar e de sal.
"Em Portugal, os produtos têm mais sal que nos outros países, mesmo em artigos como gelados, cereais e chocolates [mais 15%]. Também têm mais gordura e açúcar. A desculpa da indústria é que os consumidores exigem os alimentos mais condimentados, mas o estudo demonstra que aceitam ementas mais favoráveis do ponto de vista nutritivo", diz Sofia Mendonça, responsável pelo trabalho em Portugal.
A associação de consumidores pede à indústria que adopte a composição nutricional mais equilibrada de cada produto, reduzindo sobretudo a quantidade de sal. Portugal é o país com consumo de sal mais elevado per capita na Europa.
O estudo chama, também, a atenção para o facto das doses serem cada vez maiores e o consumidor não se aperceber que está a ingerir mais calorias. Os hambúrgueres XXL da McDonald's e do Burger King estão a provocar polémica em Espanha. Alguns chocolates, como o Mars, já se encontram em king size na Bélgica. O rótulo da Pringles indica a informação nutricional de uma dose de 25 gramas, quando há embalagens de 50 e de 200 gramas.


Este estudo foi feito por associações de defesa do consumidor e foi publicado na revista "Teste Saúde" que pertence à Deco.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Quer dizer,o que não serve para os outros países,serve para o nosso. Mas andamos a brincar ou quê??

Sem comentários: