terça-feira, agosto 04, 2009

Férias-Gibraltar

Vou começar então o relato, a saga,o drama, o mistério...das minhas férias! Como apesar de terem sido curtinhas, visitei muitos sitios e vi muitas coisas, decidi dividir isto por partes.
Vamos começar então pelo percurso até Gibraltar.
Dia 18 saímos do Montijo e fomos directos a Mértola, onde tenho os meus avós maternos. Dormimos lá, não sem antes darmos um passeio pelos montes ao por do sol..
Dia 19 o despertar foi às 7 da matina. E lá vamos nós para Espanha!
Atravessámos a fronteira em Pomarão, numa ponte que construiram há pouco tempo e que nos poupa praí 1h de viagem.

Hora essa que foi depois desperdiçada, já que alguém deixou os óculos em Mértola e a minha avó ligou-me já nós íamos com 1h de caminho..Toca de voltar para trás!
Depois lá retomámos caminho, tínhamos 200km até Sevilha.
Pelo caminho deu para perceber que os nossos vizinhos apostam bastante na energia eólica, eram campos e campos assim:

Em Sevilha fizémos só uma brevissima paragem para abastecer o popó e seguimos viagem. Não ficámos para ver a cidade por falta de tempo e decidimos deixar para outra altura, já que até é aqui "perto" e dá para ir lá num fim-de-semana grande.

Mais 200km de caminho, com uma paisagem meio desértica, numa estrada no meio do nada..Ai o soninho que me deu..
Eis que avistamos o rochedo de Gibraltar:

Ui que tentador! O Manel claro que quis ir lá acima!
Fomos só ao hotel deixar a tralha e lá vamos nós. Passámos o posto fronteiriço e eis que de repente parece que estamos em Inglaterra! Autocarros vermelhos de dois andares, cabines telefónicas vermelhas, os preços em libras..felizmente conduzem do lado direito!
A caminho do topo eis que vemos um habitante do rochedo:

Pois é, os macaquinhos lá andam à vontade, estão no seu território.
Continuamos a subir e eis que já temos uma vista sobre a cidade:

Aquilo que vêem no meio é a pista do aeroporto e nós tivémos de a atravessar para chegar ao rochedo. Funciona tipo linha do comboio, tem as cancelas, se estão abertas podemos passar, se não, temos de esperar que o avião aterre.
O rochedo está cheio de grutas e túneis e até fizeram um anfiteatro numa das grutas:

Era uma gruta cheia de estalactites e estalagmites, com formações rochosas bem interessantes, como as que se seguem:

Já tínhamos subido bastante mas ainda assim ainda faltava um bocadinho assim para chegar ao topo:
Mas para lá chegarmos tínhamos de atravessar uma estrada cheia de sentinelas:

Meio a medo lá subimos e no topo mais um macaquinho solitário:

Descemos então e fomos até à pontinha de Gibraltar, onde está a mesquita Ibrahim-al-Ibrahim:

E pronto. Voltámos para o hotel para dormir o sono dos justos. No dia seguinte o destino era a Alhambra em Granada.
Mas isso fica para amanhã. Por isso não percam os próximos episódios porque a alma solitária que lê este blog também não!