segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Ia incendiando a casa

Pois é, no sábado decidi fazer lulas à sevilhana para o almoço. Estava com pouco tempo porque ainda ia trabalhar e era uma coisa fácil, meter na frigideira e já está. Pus a frigideira ao lume com óleo para fritar e fui fazendo outras coisas enquanto esperava que o óleo aquecesse.
Foi 5 minutos minha gente.
Eu volto à cozinha e vejo um chama enorme a sair da frigideira!!
Felizmente cá por casa temos conhecimentos suficientes para saber como se apaga um incêndio provocado por óleo, mas para quem não sabe, fica aqui o aviso: NUNCA COM ÁGUA!!!!
Pegámos numa toalha velha e tapámos a frigideira com ela, isto impede a entrada de oxigénio e o fogo extingue-se. O chato foi depois, começou a sair um fumo negro que espalhou fuligem pela casa toda... Mas prontos, o fogo não se espalhou é o que interessa!
Agora tenho é de dar uma pintura nova na cozinha, que a zona ao pé do fogão ficou preta! Mas felizmente não foi nada demais, no meio do azar, houve a sorte de a frigideira estar num bico onde a chama não apanhava nada, no bico atrás provavelmente apanhava o armário e era adeus cozinha.
Fica aqui o video a explicar como se apaga e o porquê de não ser com água.


4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

E as lulas, ficaram boas? ;)

peace_love disse...

Claro! Felizmente o incêndio deu-se antes de as meter, senão é que tinha sido mesmo uma tragédia!!

Anónimo disse...

:O eii fikei chocada nunca me ia passar pela cabeça essa da toalha! k cena!!! muito obrigada pela dica!!

beijinho

turbolenta disse...

Já sabia que nunca se pode apagar com água os incêndios que tiveram origem em óleo a ferver.
Mas muitas vezes as grandes desgraças acontecem porque as pessoas além de não saberem que medidas tomar na altura, ainda entram em pânico. E se calhar não tinhas o exaustor ligado, senão entrava na parte electrica e era muito pior. Uma vez também fiquei com a cozinha que parecia uma carvoaria. Era minha intenção apagar o forno e esqueci-me. Mas estava convencidíssima que o tinha feito. E quando entrei a porta do prédio cheirou-me a chamusco e disse para o meu marido: alguém queimou o almoço.
O pior foi à medida que ia subindo e o cheiro se intensificava. Mas o bom e o bonito foi quando meti a chave à porta e havia poeira preta no ar. A cozinha estava cheia de fuligem.Abri as janelas todas. Não deixei os filhos e o marido entrarem e....fomos comer fora. Escusado será dizer que o frango estava com uma aspecto óptimo! todo carbonizado e mais teso que um carapau de corrida.
Nunca mais!Tenho sempre muito cuidado e já não é a primeira vez que volto atrás a confirmar se apaguei ou não o gás. Mas por causa de uns croquetes que a minha sobrinha queria fritar,teve um incêndio na cozinha. Foi tudo: armários, canalização, electrodomésticos e até os azulejos do chão e das paredes tiveram de ser novos porque, com o calor do incêndio até saltaram.
cuidado!
boa semana