sexta-feira, setembro 22, 2006

Eles "andem" aí..

Objectos estranhos perto do vaivém Atlantis

Apesar de o regresso do vaivém Atlantis estar marcado para esta quinta-feira, a NASA não esconde alguma preocupação depois da descoberta de mais três novos objectos não identificados, que flutuam perto da nave. Os peritos colocam a hipótese de se tratarem de pedaços da placa isoladora térmica da nave.

Não será de admirar que o regresso do vaivém Atlantis volte a ser adiado. Agora, não é apenas um objecto estranho que pode comprometer o regresso, mas três. Segundo o comandante da nave, Brent Jett, foram avistados três objectos ainda não-identificados, um dos quais apresenta uma forma semelhante à de um anel e os outros dois assemelham-se a uma folha de papel de alumínio. Numa das comunicações realizadas com o centro de controlo da NASA, o responsável referiu que os objectos encontravam-se a 30 metros do vaivém. Os objectos não se parecem «com nada que já tivesse visto a flutuar em torno de um vaivém» , sustentou.

Porém, há peritos que avançam com a possibilidade de estes objectos serem provenientes da nave russa Soyuz TMA-9, que chegou esta semana à Estação Espacial Internacional (EEI). Ainda assim, a NASA optou por descartar esta possibilidade, alegando que a sonda está numa órbita suficientemente longe para que possa deixar estes misteriosos objectos. Existe sim a hipótese de serem alguns destroços da placa isoladora térmica inferior da nave. E, se tal se confirmar, será mais uma fonte de preocupações para a agência espacial norte-americana já que a integridade das placas isoladoras é vital para que o vaivém suporte as altas temperaturas quando entrar na atmosfera terrestre.

A NASA viu-se obrigada a adiar para esta quinta-feira o regresso da Atlantis ao Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, na Flórida, não só devido às condições meteorológicas, mas também por causa de um outro objecto. Descrito como um pedaço pequeno e escuro, os peritos receavam que este material pudesse danificar o escudo térmico do vaivém. Ainda assim, antes de regressar à Terra esta quinta-feira (às 09h22, hora de Lisboa), a agência espacial norte-americana deverá ordenar uma nova inspecção visual suplementar à protecção térmica da nave.A missão "STS-115" durou 11 dias e teve como principal objectivo retomar as obras de ampliação da EEI, onde foram instalados painéis solares para aumentar a capacidade energética da estação espacial. Até 2010, a NASA espera enviar mais 14 missões Atlantis.

em ciberia

Sem comentários: