segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Um computador, uma criança...e uma utopia!



Já todos devem ter ouvido falar da campanha que está a ser realizada pelo MIT ( Instituto Tecnológico do Massachusetts), que tem por objectivo "produzir computadores que custam, cada um, não mais de cem dólares e que têm como objectivo encurtar o fosso que separa continentes como a América do Norte, onde 70 por cento da população tem computador, e África, onde os privilegiados representam apenas quatro por cento"
Não tenho nada contra a campanha, até a louvo pelo esforço. Mas a mim parece-me um pouco utópico. Se fossem computadores oferecidos..ainda havia uma hipótese de cumprirem o objectivo, mas a 100 dólares cada...
Claro que para nós que vivemos num país em que o ordenado mínimo é de 400 EUR, pagar um computador de 77.51€ em prestações seria uma coisa fácil.Agora imaginem naqueles países onde se vive com 1 dólar por dia...pessoas que nem para comer têm..quanto mais para gastar em computadores!
E outra: ainda que haja muita gente que consiga com muito esforço pagar o computador, depois se calhar não tem como usá-lo..porque nem toda a gente vive em casas com electricidade..e nem toda a gente pode-se dar ao luxo de gastar dinheiro precioso em luz...
Não é que tenha sido má ideia, pelo contrário, assim sempre haverão mais uns milhões de pessoas a ter acesso a um computador...mas o que é mais importante: um computador ou a comida no estômago?

14 comentários:

Miguel disse...

Temos que ver esta iniciativa como uma tentativa para o progresso desta região e não como uma alternativa de apoio que é extremamente necessário ...!

Uma Boa Semana!
Bjks da matilde e cª!

Rafeiro Perfumado disse...

Tens toda a razão. Utilizariam o PC para quê? Para ver sites onde se fala de gastronomia, de saúdes básicos de saúde? E como utilizariam o PC, se a maior parte nem ler sabe? Acho que se está a começar a casa pelo telhado...

Rui Martins disse...

é bem verdade!
em África, 1000 dólares pode ser mesmo muito dinheiro...

mas penso que este projecto (ou será outro?) contempla a geração de potencia eléctrica através de uma manivela, isto é, sem estar ligar a uma tomada, para que possa funcionar em locais sem electricidade ou onde este abastecimento é irregular (isto é, em toda a África...)

Blossom disse...

não posso deixar de concordar com o que dizes. De facto, quando há tanta fome, tantas ciranças sub nutridas pelo mundo fora...cem dolares fariam uma diferença abismal...não se compreende!

Anónimo disse...

Se ainda fosse comida e coisas ditas básicas. Agora computadores, são lobbys.

Nomyia disse...

Era mesmo isso em que pensava...Dar computadores a quem tem fome? Talvez os 100 dólares fossem agora melhor empregues em quem tem o estômago vazio que, não sei porquê, não estou a ver gente esfomeada a interessar-se muio por um computador...
*****

The one you know disse...

claro que sim!!! e já agora, porque não fazerem telemoveis de terceira geração e um i-podzito isso sim bens de primeira necessidade!!!

Anónimo disse...

exacto...Em africa primeiro terá de se resolver ou tentar ajustar bst o problema da fome, e so depois as coisas ditas secundarias, pelo menos para eles, como o pc...

Anónimo disse...

-Claro....
Os bens essenciais esses q deveriam se preocupar...pq como dizes e bem, onde estarao as infraestruturas para esses computadores?
è uma boa intenção, mas penso q á coisas mais importantes....mas...

Fica bem ;)***

sem-comentarios disse...

É importante o progresso e que as diferenças sejam minimizadas, por este mundo fora :)**

Nokitas disse...

Minha Querida Amiga: Isto faz-me lembrar aquela história daqueles indivíduos que me disseram que as próximas informações me serão enviadas para o meu e-mail. E para os outros também!!!!
E eu perguntei: Então digam-me lá como o vão fazer se alguns nem sequer têm computador, quanto mais Internet?

eheheheheheh

www.lusoprosecontras.blogspot.com

Beko the Great disse...

Pois... É giro ver como de vez em quando aparece uma ideia brilhante para reduzir "o fosso", mas por cada pessoa com bom senso que surge há dez manfios a tentar "sugar" as riquezas desses paises subdesenvolvidos. Vivemos num mundo hipócrita. O que se há de fazer? Lutar contra isso. Vamos a isso Peace and love, e todo o pessoal com ideias de mudança... Vamos mudar o Mundo!

(www.antitutti.blogspot.com)

Belzebu disse...

Apesar de concordar contigo, quanto ás verdadeiras necessidades destas pessoas que necessitam muito mais de comida ou de cuidados médicos do que de computadores, não me parece descabido ao MIT esta campanha! Não lhes cabe a eles cumprir essa missão e por outro lado, cumprem uma outra, que é tentar proporcionar a esses países a possibilidade de não continuarem afastadas das novas tecnologias!

Essa missão deverá ser cumprida por outras instituições!

Saudações infernais!

Elisheba disse...

cONCORDO!!!