domingo, março 04, 2007

Eu vi!!!!!!


Carregar para aumentar!

Eu vi o eclipse e o mais-que-tudo fotografou!
Já agora, o que raio é um eclipse lunar?

Um eclipse lunar ocorre quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite. Mas como se dá esta interposição?

Durante o ciclo lunar de 29,5 dias, a Lua apresenta suas fases em relação à Terra. Na fase Nova, acontece um alinhamento Sol-Lua-Terra, e o observador terrestre não pode ver a face iluminada da Lua, pois ela não está voltada para o nosso planeta. É como se o satélite estivesse "de costas" para a Terra, com a frente iluminada. A fase Cheia acontece quando a Terra toma a posição mediana do alinhamento. Alinham-se Sol-Terra-Lua e, desta forma, a face iluminada do satélite volta-se para a Terra. Todo o disco lunar fica visível e temos as belas noites de Lua Cheia.

Os eclipses lunares ocorrem sempre na fase Cheia, pois é nesta ocasião que a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua. Mas há um fato que impede de haver um eclipse lunar a cada Lua Cheia. É a inclinação da órbita lunar.

Fonte: Planetário


12 comentários:

Anónimo disse...

(Ahhh...ja cheguei! k corrida! lol xD)

eu também!entre o jantar e um cappuccino em lx =P Toda vermelhusca que ela ficou..deve ter sido da vitoria do benfica! lol =D

Diabba disse...

eu não vi... grunfff... nem pensei nisso! sou uma diabba velhinha, essas coisas fogem-me da memória!

beijo d'enxofre

Rui Martins disse...

eu...
esqueci-me!
shame on me!

Anónimo disse...

eu nao...raios...tenho um novo post no meu :)

Peste disse...

Eunum vi :S
buáaaaaaaaaaaaa

Lu.a disse...

Eu não vi... :S
Eclipsei-me!!

Beijokas! :)

Anónimo disse...

Eu também na internet. Um abraço.

Casemiro dos Plásticos disse...

eu tambem vi, espetacular!

Anónimo disse...

vi .. mas nao tao bem como vi na foto ! :D
foto 5* .. lindoo !

Bxana disse...

E os Teletubbies? Viste? Viste?:D

DE-PROPOSITO disse...

É bom estarmos sempre a aprender.
Manuel

Vegana da Serra disse...

Foi muito bonito!