sexta-feira, abril 13, 2007

sexta feira 13!


Hoje é sexta-feira 13, dia de azar, dizem os mais supersticiosos. Mas como surgiu esta superstição?
Uma breve pesquisa levou-me a isto:

Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar. Paraskavedekatriaphobia é o medo/fobia da Sexta Feira 13.

Esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas, provavelmente, por suicídio.

In: Wikipédia

Ainda bem que não sou supersticiosa, já que um dos "azares" que as pessoas tentam evitar é passar por gatos pretos e a minha rua está cheia deles :P
O único azar até agora foi a aula de código ter sido uma seca. E vocês, são supersticiosos? Que azares vos aconteceram hoje? :P

8 comentários:

Anónimo disse...

eu n vou com superstiçoes....

eu mesma! disse...

a minha gata é preta e é uma querida, nunca me azarou!

Enfim... disse...

eu para mim é um dia simplesmente igual a qualquer outro lol

Bjokas

Pekena disse...

Lolol, não me dou com essas coisas, é um dia igual aos outros. Gatos pretos, guarda-chuvas, ou sei lá que mais, sejam bem-vindos ;)

E tu fazes bem em seguir o mesmo caminho, senão este seria o dia pior da tua vida, com tantos gatos pretos.... ehehhehe

Bjs da Pekena**

Vegana da Serra disse...

A única coisa que não faço nem que me paguem é passar por baixo de escadas... de certeza que me aconteceria algo terrível!

Entre linhas disse...

Julgo que é um dia bem igual aos restantes que completam o ano,as superstições é mais um caso de preconceitos na cabeça de cada um.

Bom fim de semana

Bjs Zita

Benfiquista disse...

sexta feira 13 é um dia que suscita sempre algumas incertezas quanto a um possivel acidente que possa haver, mas regra geral se acontecer algo neste mesmo dia por muito que se possa dizer que não é por mim é pura coincidência.

gostei do blog voltarei.

alfabeta disse...

Não acredito nessas coisas.