terça-feira, julho 24, 2007

Preconceitos e racismo..


Sempre me considerei uma pessoa com mente aberta, (tento) não julgar ninguém, aceito as diferenças dos outros, (tento) não ter ideias pré-concebidas sobre uma pessoa com base no seu aspecto ou religião ou etnia.. Mas depois acontecem coisas ou aparecem pessoas que fazem questão de fomentar os preconceitos..
Uns dos que fazem mais questão de fomentar o preconceito são os ciganos. Em cada 10 ciganos que conheço, 9 roubam, enganam, aldrabam...Sempre há um que até é boa pessoa e não faz nada disso, mas apesar de, conhecendo eu tal pessoa, não ter nada contra, havendo outros que são os tais 9 em 10, terei de esforçar a minha mente para não ter atitudes preconceituosas..
E isto vem tudo a propósito do quê? De uma ciganita pequena, com os seus 12 ou 13 anos, que quase todos os dias me vai moer o juízo lá na loja... Entra lá a incomodar os clientes, tentando vender pensos, pede 14 cêntimos em pistachos e entretanto vai tirando e comendo ou roubando o que está por perto.. A minha paciência tem limites, por um lado, mas por outro tenho aquele medo que ela chame outros para me fazer mal...Porque já vi vidas desgraçadas por menos...
E assim, tentando eu não ser preconceituosa, acabo por pensar, cigana de um raio...só sabe é roubar.

15 comentários:

Zé "Prisas" Amaral disse...

Trata-se de uma questão de autoridade circunstancial, peace&love. As coisas mudaram e agora é cada um por si.
Tente não alimentar os preconceitos, mas é bom manter as distâncias. Afinal de contas, não está, e presumo que nunca esteve, habituada a lidar com estas novas (para si) arreliadoras situações.
O fogo combate-se com fogo. Não a deixe entrar e não demonstre medo. Os putos ciganos nisso conseguem ver as diferenças de disciplina que falta nesta sociedade. Aja nas calmas e procure relatar o caso às autoridades se não tiver um calmeirão com uma Uzzi aí por perto (rs).

Isto vindo de mim, até parece um contra-senso. Mas só queria ajudar.

Francis disse...

é um jogo dificil...tem que ser feito com bom senso.

Anónimo disse...

minha querida , o melhor é fazeres mesmo o que ela pede... se não ainda te arriscas a que ela chame o gangue das navalhas. nem todos são assim, mas alguns...

Kableira disse...

muitas vezes também são as próprias circunstâncias que os levam a fazer isso tudo, mas há pessoas com mais dificuldades que as deles e que se safam honestamente (o mais possivel, ainda estamos em portugal).
Acho que as máfias também são um factor que contribui para não gostramos deles. Criaram-nas para ganharem dinheiro e depois acabaram por começar a ameaçar com as armas que arranjaram todo(a) aquele(a) que não fizer o que eles querem.
E origina-se assim uma fobia que nem faz com que nós fiquemos mais descansados, nem faz com que eles melhorem.
Penso que neste momento os ciganos são ostracizados, mas foram eles que criaram essa situação!
Agora, também não fazia mal tentar-mos integrá-los e vivermos todos em harmonia, mas agora é um bocado dificil.

Dara Samora disse...

Uma boa questão, ainda bem que falas de preconceito e racismo porque, como todos sabemos ainda existe muito boa gente preconceituosa e racista!
Percebo aquilo que referes no post, de facto há certas situações q nos levam a pensar, e no caso dos ciganos, concordo plenamente com o q disseste, ou seja, esse "um" que realmente até pode ser uma pessoa correcta, não conflituosa e etc., vai sempre como se costuma dizer "levar por tabela".
Enfim, acho que não devemos julgar ninguém, pois cada pessoa é uma pessoa e não existem 2 iguais, mas lá está (e também quanto à questão da miúda, da ciganita) tb não tenho nada contra, mas se me acontecesse acho que não conseguia evitar sem mandar um berro à miúda, lol!

Kiss**

CESAR disse...

Lol! Adorei esse post!
Eu pessoalmente, acho-me uma pessoa tolerante e com os preconceitos controlados, mas confesso que os ciganos mexem comigo, devo ter tido um trauma por ter sido assaltado por ciganos quando era putos...
Ciganos do c*******
Excelente Blog!
Abraços!

Belzebu disse...

Minha amiga peace, lamento mas hoje tenho que discordar! Não entendo muito bem como se pode começar um texto, dizendo que se tem a mente aberta e que não se é preconceituoso e logo a seguir se identifica toda uma etnia com um determinado tipo de comportamento! Vivemos num estado de direito e há autoridades responsáveis pela segurança dos cidadãos! Não se pode viver eternamente com medo, nem o trigo tem que ser joio!

Um abraço infernal!

The one you know disse...

e se a pequenina fosse branca????

GrandesMares disse...

Tambem axo que paciência tem limites.Por muito que uma pessoa tente não ser drástica em relação ao racismo ou digamos preconceito acabamos sempre por o ser um bocadinho mas não significa que sejamos más pessoas simplesmente em relação à ciganinha se fosse outra pessoa qualquer a moer o juizo todos os dias sentirias o mesma coisa.
Beijoka e boa semana

alfabeta disse...

E não são só os ciganos, por mais que faça parte da nossa educação não generalizar, há povos em que para eles roubar é a coisa mais natural.

Ci Dream disse...

Também temos o nosso limite...:)

beijos incomuns da ci

Miguel disse...

Uma questão muito dificil de lidar devido á educação e á cultura da raça cigana ...!

Mas gostava de acreditar que há pessoas boas em todas as raças ...!

Bjks da M&M & Cª!

White_Fox disse...

Ainda no outro dia falei dos ciganos com um colega meu!
E concordo com essa teoria dos 9 em cada 10!

£ll disse...

Sim, os ciganos...
Eu também tento não ser preconceituosa... Com um pai racista e com as coisas que ocorrem, às vezes é difícil...
Aqui é ao pé do Pingo Doco, sempre com o velho "uma moedinha?"! E se não, um risquinho no carro... Mas vai-se vivendo...

Darkinha disse...

sinceramnt essa criança deve sofrer grandes privaçoes e visto que ve ali alimento, nao controla a sua gula... porem se ligas á policia essa menina so vai levar uma tareia em casa... algo que poderia ajuda-la porem isso torne-a violenta.. e talvez comece a ter um pior comportamento.. ja tentaste dialogar cm ela... talvez ajude...

bjs.. dsclp pela invasao