sexta-feira, dezembro 07, 2007

É natal...


Chega a época do natal, recebe-se o belo do subsidio e toca de ir torrá-lo no centro comercial mais próximo...
É a bela da novela, todos os anos... Há que comprar uma árvore nova, que a do ano passado tem pó e dá trabalho limpar...Enfeites novos, porque os do ano passado já não estão na moda...Luzes e bonecos iluminados para competir com os vizinhos... Quinhentas prendas para cada criança da família, para ver quem é mais generoso... Há que ter loiça nova para a mesa do natal...
Há contas para pagar, dividas para liquidar...mas que se lixe, o subsidio é para as prendas!! Se for preciso, vai-se à citibank e eles dão um cartão com 1000€...

Bolas, eu tenho 19 anos e mais juízo que pessoas que têm idade para ser meus avós...Ainda no outro dia eu estava à caixa e uma senhora utilizou MB para pagar e ao abrir a carteira vi que tinha montes de cartões VISA...Mas qual é a necessidade??? Se não tem dinheiro, não compra e ponto final!!

Eu recebi X, e não faço tenção de gastar mais que Y em prendas...Vão umas prendas melhorzitas para a famelga mais próxima, o resto são pequenas lembranças, que o que importa é a intenção e não o dinheiro gasto... O importante é estar com quem mais gostamos e aproveitar bem as guloseimas hehe.

11 comentários:

Luazinha disse...

é bom q penses assim, e que cries esses habitos!
Feliz Natal!
Kiss

turbolenta disse...

Cada ano que passa há maior consumismo nesta época.Todos os anos gasto bastante menos que no ano anterior.Acho que os subsídios de Natal não devem ser assim tão mal gastos (comprando só para os outros e....quando nos lembramos que temos de comprar algo que nos faz falta...pronto! já não há dinheiro!)
E a maior parte delas já as vou comprando depois das férias. Assim: poupo tempo e dinheiro.
Quanto aos cartões de crédito, posso dizer que tenho alguns que raramente utilizo(mesmo só em condições excepcionais, para extravagâncias e só depois de pensar muitas vezes se o devo ou não fazer).E como escolhi a opção de pagar 100% logo no final do mês das compras, nem sequer pago juros.
Mas vejo pessoas que ganham pouco e que, contas feitas, depois de pagarem a dívida do cartão ficam quase sem dinheiro para as despesas.
Isso é má gestão1
´Há que ter muito cuidado!
bom fim de semana

Diabba disse...

Eu, de há uns anos para cá, só dou prendas às crianças da família, temos pena, mas o meu bem estar primeiro...

Notei, também, que o número de prendas que eu recebia, diminuiu... interesseiros!!

Grunfff

Beijo enxofrado

Vegana da Serra disse...

mai nada!

Anónimo disse...

Tiraste-me as palavras da boca. As famílias portuguesas andam afogadas em créditos porque querem fazer uma vida de lordes e depois em casa nem comida têm para comer. Infelizmente o que conta hoje em dia é a superfície, as aparências.

White_Fox disse...

Cada vez mais os bens materiais são sinal de status social.
E há mt boa gente k não sabe até onde pode gastar. Depois lixam-se...

Ana disse...

A questão é que as pessoas pensam que o mais importante é o valor económico de cada prenda!!!

Alcoviteira d'O Bordas disse...

Nem me falem no subsidio...

Formiguinha disse...

Mas assim mesmo é que é...

Fazes tu muito bem!!! Eu também sou asism, mas sempre fui... por isso acho mesmo que não tem a ver com a idade...

Bêjos e parabéns pela maturidade que revelas

Kableira disse...

é a sociedade de consumo sempre a manipular as pessoas e a contribuir para a destruição daquele que é o verdadeiro espírito natalício: paz e amor, por um dia que seja.
agora já nem esse dia... é tudo para enriquecer cada vez mais os capitalisas que só se preocupam consigo próprios e em encher os seus próprios bolsos à custa de gozar com a tradição que graças a eles, perdeu o verdadeiro significado que tinha, para ser substituída por um significado fútil e absurdo.

maria inês disse...

com os desejos de um feliz natal, deixo-te "venho repassar a
CAMPANHA!!!"

´´´´´´´´´´´¶
´´´´´´´´´´¶¶
´´´´´´´´´¶¶¶
¶¶¶´´´´´¶¶´¶
´¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶
´´´¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´¶¶´Fô¶¶¶¶
´´´´¶¶´´´´´¶¶¶
´´´¶¶´¶¶¶¶´´¶
´´¶¶¶¶¶´´¶¶´¶´
´¶¶´´´´´´´´¶¶¶´

já ganhaste a tua, agora vou
ver se ganho a Minha Também. Passa para os teus AMIGOS,
e ganha mais Estrelinhas também.