quinta-feira, março 22, 2007

Alguém sabia esta??


Origem do @ de "arroba" ou "at":

1. Na idade média os livros eram escritos pelos copistas à mão. Precursores da taquigrafia, os copistas simplificavam o trabalho substituindo letras,palavras e nomes próprios, por símbolos, sinais e abreviaturas. Não era por economia de esforço nem para o trabalho ser mais rápido (tempo era o que não faltava naquele tempo). O motivo era de ordem económica: a tinta e o papel eram valiosíssimos.
2. Foi assim que surgiu o til (~), para substituir uma letra (um "m" ou um "n") que nasalizada a vogal anterior. Um til é um ene sobre a letra.
3. O nome espanhol Francisco, que também era grafado "Phrancisco", ficou com a abreviatura "Phco." e "Pco". Daí foi fácil Francisco ganhar em espanhol o apelido Paco.
4. Os santos, ao serem citados pelos copistas, eram identificados por uma acção significativa das suas vidas. Assim, o nome de São José aparecia seguido de "Jesus Christi Pater Putativus", ou seja, o pai putativo (suposto) de Jesus Cristo. Mais tarde os copistas passaram a adoptar a abreviatura "JHS PP" e depois "PP". A pronúncia dessas letras em sequência explica porque José em espanhol tem o apelido de Pepe.
5. Já para substituir a palavra latina "et" (e), os copistas criaram um símbolo que é o resultado do entrelaçamento dessas duas letras : &. Esse sinal é popularmente conhecido como "É comercial" e em inglês, tem o nome de ampersand, que vem do "and" (e em inglês) + "per se" (do latim por si) +"and".
6. Com o mesmo recurso do entrelaçamento das letras, os copistas criaram o símbolo @ para substituir a preposição latina "ad", que tinha, entre outros, o sentido de "casa de". Veio a imprensa, foram-se os copistas, mas os símbolos @ e & continuaram a ser usados nos livros de contabilidade. O @ aparecia entre o número de unidades da mercadoria e o preço ; por exemplo: o registo contabilístico "10@£3" significava "10 unidades ao preço de 3 libras cada uma". Nessa época o símbolo @ em inglês já ficou conhecido como "at" (a ou em).
7. No século XIX, nos portos da Catalunha (nordeste da Espanha), o comércio e a indústria procuravam imitar práticas comerciais e contabilísticas dos ingleses. Como os espanhóis desconheciam o sentido que os ingleses atribuíam ao símbolo @ (a ou em), acharam que o símbolo seria uma unidade de peso. Para o entendimento contribuíram duas coincidências:
(i) a unidade de peso comum para os espanhóis na época era a arroba, cujo "a" inicial lembra a forma do símbolo;
(ii) os carregamentos desembarcados vinham frequentemente em fardos de uma arroba. Dessa forma, os espanhóis interpretavam aquele mesmo registo de "10@£3" assim : "dez arrobas a 3 libras cada uma".
Então o símbolo @ passou a ser usado pelos espanhóis para significar arroba.
8. Arroba veio do árabe ar-ruba, que significa "a quarta parte" : Arroba (15 kg em números redondos) correspondia a ¼ de outra medida de origem árabe (quintar), o quintal (58,75 kg).
9. As máquinas de escrever, na sua forma definitiva, começaram a ser comercializadas em 1874, nos Estados Unidos (Mark Twain foi o primeiro autor a apresentar os seus originais dactilografados). O teclado tinha o símbolo"@", que sobreviveu até aos teclados dos computadores.
10. Em 1972, ao desenvolver o primeiro programa de correio electrónico (e-mail), Roy Tomlinson aproveitou o símbolo "@" (at), disponível no teclado, e utilizou-o entre o nome do utilizador e o nome do provedor. Assim "Fulano@PX" passou a significar "Fulano no provedor X".
11. Em diversos idiomas, o símbolo "@" ficou com o nome de alguma coisa parecida com a sua forma : em italiano chiocciola (caracol), em sueco snabel (tromba de elefante), em holandês, apestaart (rabo de macaco) ; em outros idiomas, tem o nome de um doce em forma circular : shtrudel, em Israel, strudel, Áustria..

12 comentários:

Francis disse...

sempre a aprender.

a oprah que viste, era um de uma mãe com 3 filhas ? deu hoje de manha.

Paco.

Anónimo disse...

n sabia...

O Chaparro disse...

eu n sabia

Klatuu o embuçado disse...

A seguir posta sobre os modos do silogismo e suas abreviaturas... também tem que se lhe diga.

Vegana da Serra disse...

Muito bom. Também não sabia disto!

Ana Melita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Melita disse...

Acerca das funçoes dos Monges Copistas eu ja tinha conhecimento! =)
Agora que a @ derivava de um processo iniciado por eles, era-me totalmente desconhecido!

Bom Post!

Beijos**

Alien David Sousa disse...

Andei eu a tirar um curso superior para quê? Devia ter ficado quietinha e vinha aqui e pronto...tinha poupado dinheiro e aprendia muito mais!
BOA!
bjs alienigenas
p.s para a semana vamos estudar o quÊ? ;)

Peste disse...

Vês... já aprendi alguma coisa hoje...

beijoca e obrigado

eu mesma! disse...

olha não sabia a maior parte! especialmente do @...

Elisheba disse...

Sempre a aprender!!!

Diabba disse...

Ahhhhhhhhhhh (ar muitooooooooo invejoso)

Apetecia-me roubar-te este post!!! Aprendi muito hoje!! Gosto de aprender coisas!

Beijos incendiados de enxofre