ASAE confirma existência no mercado português de pastas dentífricas Colgate falsificadas
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) confirmou hoje a existência no mercado português de pastas dentífricas com a designação Colgate que têm como local de fabrico a África do Sul e que poderão conter uma substância tóxica.
Em declarações à agência Lusa, Manuel Laje, porta-voz da ASAE, afirmou, ainda, que não há para já qualquer indicação sobre a existência no mercado português da pasta de dentes importada da China (Spearmint) que sexta-feira foi alvo de um alerta de risco da Comissão Europeia, por alegadamente conter também uma substância tóxica.
Manuel Laje salientou que "não há motivo para alarme", uma vez que a substância tóxica em causa só é perigosa se ingerida em grandes quantidades.
Numa ronda por algumas lojas baratas na zona de Lisboa, a Lusa já tinha constatado sexta-feira a existência de embalagens de pasta dentífrica Colgate oriundas da África do Sul, a maioria das quais com uma data de validade incorrecta (34/05/2008).
O Ministério do Consumo esapanhol alertou quinta-feira para o aparecimento no mercado de pastas de dentes Colgate falsificadas que poderão conter dietilenglicol, uma substância ilegal e tóxica quando ingerida em doses elevadas.
Ainda na sexta-feira, o Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed) emitiu um alerta para a recolha das pastas dentífricas com a designação Colgate e que tenham como local de fabrico África do Sul ou "made in South Africa".
"Aquele produto conterá uma substância não declarada, dietilenoglicol, que pode apresentar toxicidade quando administrado em doses elevadas. Nas condições de utilização de uma pasta dentífrica, este produto não constituirá risco para a saúde dos utilizadores", lê-se na circular divulgada pelo Infarmed.
Assim, este organismo decidiu notificar todas as entidades envolvidas no circuito de importação, distribuição e comercialização dos produtos de higiene corporal sobre a suspensão imediata da comercialização deste produto.
"O produto falsificado distingue-se do original por ter, na rotulagem, a informação de que foi fabricado na África do Sul `made in South Africa`", acrescenta o Infarmed.
http://www.rtp.pt/index.php?article=289754&visual=16
Fonix..e eu até uso colgate!..
11 comentários:
Bem, ainda bem que eu não lavo os dentes!! :| ;)
Nahhhhhhhhhh! Ainda bem que eu não uso colgate. Ainda bem MESMO!
Beijinhos&Peace
Oh diabo, isto anda bonito anda!
Depois passa no meu blog que tenho umas coisas com piada ou não lol
bom fds
Chiiiiça... já nem a lavar os dentes logo de manhãzinha uma Phanta pode estar descansada!
E eu que uso Colgate... Deixa-me lá ver se tem o tal "Made in South Africa" na minha, LOL
Beijinho e bom FDS :)
epah vou mxm começar a ter + cuidado c akilo k meto na boca...
p.p.
eu uso pasta do LIDL... se calhar não é melhorzinha mas como eu não ingiro pasta em grandes doses, aliás nem sequer ingiro, nem sequer corro riscos
Parece que esta pasta feita na África do Sul só se encontra em lojas dos chineses e afins, pelo que, se compraste a tua Colgate numa grande superfície estás safa.
eu vi a noticia!!!
mas o teu tema esta lindo hehehe
com esta publicidade qualquer dia ninguém lava os dentes!
pepsodente...mudei...he he
beijos incomuns da ci
Olha, ainda hoje ouvi os meus colegas a falarem isso lá no trabalho.
Começo a ficar com mais atenção nas compras :/
Também uso Colgate...
Boa semana***
Beijocas da Pekena***
Ainda hoje ouvi isto no trabalho, é o que eu digo, anda meio mundo a enganar o outro.
Enviar um comentário