
Sempre me considerei uma pessoa com mente aberta, (tento) não julgar ninguém, aceito as diferenças dos outros, (tento) não ter ideias pré-concebidas sobre uma pessoa com base no seu aspecto ou religião ou etnia.. Mas depois acontecem coisas ou aparecem pessoas que fazem questão de fomentar os preconceitos..
Uns dos que fazem mais questão de fomentar o preconceito são os ciganos. Em cada 10 ciganos que conheço, 9 roubam, enganam, aldrabam...Sempre há um que até é boa pessoa e não faz nada disso, mas apesar de, conhecendo eu tal pessoa, não ter nada contra, havendo outros que são os tais 9 em 10, terei de esforçar a minha mente para não ter atitudes preconceituosas..
E isto vem tudo a propósito do quê? De uma ciganita pequena, com os seus 12 ou 13 anos, que quase todos os dias me vai moer o juízo lá na loja... Entra lá a incomodar os clientes, tentando vender pensos, pede 14 cêntimos em pistachos e entretanto vai tirando e comendo ou roubando o que está por perto.. A minha paciência tem limites, por um lado, mas por outro tenho aquele medo que ela chame outros para me fazer mal...Porque já vi vidas desgraçadas por menos...
E assim, tentando eu não ser preconceituosa, acabo por pensar, cigana de um raio...só sabe é roubar.